Intoxicação por óleo

por Mergulho na Web  

O mergulho é uma atividade prazerosa e relaxante, porém, como tudo o que fazemos na vida, não está livre de riscos. Cada mergulhador é o principal responsável pela sua segurança no mergulho.

Os cursos básicos de mergulho ensinam os procedimentos que cada mergulhador deve executar antes de cada mergulho. Tem um procedimento em especial que muitas vezes fica esquecido. Raramente vejo um mergulhado executar esse procedimento e, recentemente, em um programa de mergulho na televisão, vi a mergulhadora da série surpresa com a situação.

Todo mergulhador, antes de entrar na água e após instalar o primeiro estágio no cilindro, deve testar a qualidade do ar, ou seja, deve cheirar o ar do cilindro. Para isso, basta abrir a torneira do cilindro para liberar a passagem de ar para o regulador, pressionar levemente o botão de purga do regulador e cheirar o ar que sai dele.

Esse procedimento é importante para evitar intoxicação por óleo. Intoxicação por óleo ocorre quando o cilindro é recarregado por um compressor que está trabalhando acima da temperatura normal, seja por sobrecarga de utilização ou por falta de manutenção especializada. Respirar ar contaminado por vapor de óleo pode causar ânsia de vômito, mal estar e dor de cabeça. A respiração prolongada de ar com essa contaminação pode causar pneumonia.

Qualquer cheiro fora do normal, consulte o dive master ou o gerente da  operação de mergulho.

Sem feedback para esse post ainda


Form is loading...