Máscara

por Mergulho na Web  

A finalidade da máscara é deixar os olhos e o nariz isolados da água. Para isso, são necessários alguns cuidados importantes antes de você escolher a sua.

 

Cada pessoa possui um formato de rosto diferente. Portanto, uma máscara pode ter uma boa vedação para uma pessoa, porém para outra não. Você deve sempre experimentar a máscara antes comprá-la ou alugá-la. Para verificar se a máscara se adequa ao seu rosto, coloque-a sobre o seu rosto, inspire o ar,  prenda  a respiração e solte a máscara. Se ela não cair é porque a mácara se adapatou bem ao seu rosto e você pode usá-la (quando você expirar é claro que a mácara cairá).

 

Se o mergulhador usar capuz, ele sempre deve ter o cuidado de verificar se nenhuma parte da máscara ficou sobre ele. Toda a máscara deve ficar em contato direto com o rosto. Se qualquer parte da máscara ficar sobre o capuz, inevitavelmente entrará água nela. Também tome cuidado para que não fique cabelo entre o rosto e a máscara. Isso também ocasiona a entrada de água na máscara.

 

Uma coisa que varia bastante entre as máscaras é o espaço interno. Algumas têm o espaço interno bem reduzido; outras tem um espaço externo razoável. Isso faz mais diferença para quem realiza mergulho livre (mergulho com máscara e snorkel, sem a utilização de equipemanto autônomo ou scuba). Quanto maior o espaço interno, mais ar o mergulhador gastará para equalizar a pressão no interior da máscara com a externa. O ar no interior da máscara também sobre os efeitos do aumento de pressão com o aumento da profundidade do mergulho; isso requer que o mergulhador solte ar pelo nariz no interior da máscara para equalizar a pressão e evitar um barotrauma facial  ou de máscara. Com o aumento da pressão a máscara começa a funcionar como uma ventosa e puxa os tecidos dos olhos e do rosto em direção à máscara. Isso pode causar desde vermelhidão e inchaço nos olhos, até hemorragia.

 

Verifique também se ela tem vidros temperados (vidro que passou por tratamento térmico ou químico para aumentar a dureza e a resistência mecânica).

 

A facilidade para apertar e afrouxar a tensão da tira da máscara (principalmente com luvas) também é um item importante a ser verificado. Você pode precisar fazer ajustes na tensão da tira na água e com luvas.

 

Após comprar a sua máscara, você deve tomar alguns cuidados para aumentar a sua vida útil. Após os mergulhos, lave sempre a sua máscara em água doce. Você também pode usar um shampoo neutro. Durante a lavagem, movimente as tiras e caso o mecanismo de ajuste das tiras inclua botões, aperte-os várias vezes sob água corrente. Deixe a máscara secar a sombra. Procure guardar sua márcara em uma caixa, principalmente se ela for de silicone transparente; isso evita que ela escureça devido a contato com a roupa e evita que a área de vedação se deforme.

Sem feedback para esse post ainda


Form is loading...